sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

DEFICIÊNCIA FÍSICA



Deficiência física é o nome dado a característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.
A Deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacteriano, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares).
As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades.

Filmes que abordam o tema:

Ver também:
Obs.:
É recomendado às pessoas que têm deficiência física a praticar a equoterapia que evidentemente contribuirá à sua qualidade de vida.
                                        

Equoterapia: Um tratamento muito eficaz!!!


A Equoterapia tem despertado grande interesse como tratamento, por se tratar de uma abordagem inovadora dentro de um ambiente estimulante, visando resgatar o individuo de forma global, fisicamente, emocionalmente e socialmente

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EQUOTERAPIA de Mylena Medeiros

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Temos Que Ter Olhar Holístico Para Detectar a Bipolaridade, a Depressão ou Outras Doenças Afins em Nossos Alunos, em Nossos Filhos Ou Em Nós Mesmos...


De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (em inglês - DSM), um determinado número de sintomas precisa durar ao menos uma semana para o caso ser considerado como um surto de mania. Esses surtos podem afetar as pessoas de forma diferente. Para alguns, os sintomas de euforia são maravilhosos, uma experiência desejável. Para outros, a mania causa facilmente extrema irritação e raiva. Um tipo menos grave de mania, chamado de hipomania, pode incluir formas menos intensas de qualquer um dos sintomas mencionados acima. A hipomania não interfere na vida diária e nos relacionamentos da mesma maneira que um tradicional surto de mania [fonte: MedicineNet (em inglês)]. Se não for tratada, a hipomania pode progredir para mania.
A seguir, confira a lista feita pela NIMH de sintomas de um surto depressivo:
  • depressão ou ansiedade (em inglês)
  • desespero;
  • falta de interesse em atividades prazerosas
  • fadiga e preguiça
  • incapacidade de concentração
  • indecisão
  • agitação
  • irritabilidade
  • mudanças nos hábitos de sono
  • mudanças no apetite ou de peso
  • dores misteriosas
  • pensamentos suicidas
Para que esses sintomas sejam considerados um surto depressivo, um determinado número de episódios deve persistir por ao menos duas semanas.

bipolar disorder

                                              Como se manifesta a doença bipolar do humor:
Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas.  
Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;
Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”;
Agitação, inquietação física e mental;
Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las
Otimismo e confiança exageradas;
Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;
Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais;
Idéias grandiosas;
Pensamentos acelerados, fala muito rápida, pulando de uma idéia para outra,tagarelice;
Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar;
Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;
Gastos excessivos;
Desinibição, aumento do contato social, expansividade;
Aumento do impulso sexual;
Agressividade física e/ou verbal;
Insônia e pouca necessidade de sono;
Uso de drogas, em especial cocaína, álcool e soníferos.

*** Três ou mais sintomas aqui relacionados devem estar presentes por, no mínimo, uma semana para se caracterizar Bipolaridade.
a hipomania é um estado de euforia mais leve que não compromete tanto a capacidade de funcionamento do paciente. Geralmente, passa despercebida por ser confundida com estados normais de alegria e devem durar no mínimo dois dias.
 
Humor melancólico, depressivo;
Perda de interesse ou prazer em atividades habitualmente interessantes;
Sentimentos de tristeza, vazio, ou aparência chorosa/melancólica;
Inquietação ou irritabilidade;
Perda ou aumento de apetite/peso, mesmo sem estar de dieta;
Excesso de sono ou incapacidade de dormir;
Sentir-se ou estar agitado demais ou excessivamente devagar (lentidão);
Fadiga ou perda de energia;
Sentimentos de falta de esperança, culpa excessiva ou pessimismo;
Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas ou de tomar decisões;
Pensamentos de morte ou suicídio, planejamento ou tentativas de suicídio;
Dores ou outros sintomas corporais persistentes, não provocados por doenças ou lesões físicas.

A DEPRESSÃO, que pode ser de intensidade leve, moderada ou grave, É CARACTERIZADA POR:
*** estes sintomas manifestam-se na maior parte do tempo por, pelo menos, DUAS semanas.
O estado misto é caracterizado por:
 
Sintomas depressivos e maníacos acentuados acontecendo simultaneamente;
A pessoa pode sentir-se deprimida pela manhã e progressivamente eufórica com o passar do dia, ou vice-versa;
Pode ainda apresentar-se agitada, acelerada e ao mesmo tempo queixar-se de angústia, desesperança e idéias de suicídio;
Os sintomas freqüentemente incluem agitação, insônia e alterações do apetite. Nos casos mais graves, podem haver sintomas psicóticos (alucinações e delírios) e pensamentos suicidas;

*** os sintomas devem estar presentes a maior parte dos dias por, no mínimo, uma semana.
De que outras formas a doença bipolar do humor pode se manifestar:
Existem três outras formas através das quais a doença bipolar do humor pode se manifestar, além de episódios bem definidos de mania e depressão.
Uma primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa.
Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva.
A terceira forma da doença bipolar do humor seria aquela conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor, marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos, que se alternariam. Tais sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania, respectivamente. Seria, portanto, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, marcada por instabilidade do humor.
Como se diagnostica a doença bipolar do humor:
O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.
Como se trata a doença bipolar do humor:
O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento. 



 
                                                                     
Não devemos confundir transtorno bipolar com as alterações de humor motivadas por dificuldades cotidianas estressantes , pois estas são momentâneas e tendem a desaparecer quando as dificuldades são resolvidas.
A mudança do comportamento de euforia para depressão ou  vice-versa é súbita, mas o indivíduo não percebe esta alteração ou a atribui a algum fator do momento, pois o senso crítico e a capacidade de avaliação objetiva das situações ficam prejudicadas ou ausentes.
O tratamento mais indicado atualmente é uma combinação de medicamentos com psicoterapia. O diagnóstico precoce aliada a uma terapêutica adequada é um bom caminho para a melhoria e manutenção da qualidade de vida do portador desse distúrbio. A participação da família também é muito importante. Para auxiliar o paciente, a família precisa saber o que é e como se trata o transtorno bipolar. Esse entendimento trará ao paciente a sensação de apoio e compreensão que serão importantes atitudes no relacionamento familiar. Um bom conhecimento da doença e do seu tratamento pelo paciente, pelos seus familiares e amigos, aumenta a possibilidade de uma vida produtiva, com qualidade e satisfação. 
o Muitas vezes o paciente não percebe que tem esta enfermidade, e é necessário que familiares e amigos estejam bem informados e saibam reconhecer alguns dos sintomas para poderem encaminha-lo a um tratamento adequado.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR

Transtorno BIPOLAR

 
O que é Transtorno Bipolar?
     O Transtorno Bipolar é uma doença que se caracteriza pela alternância de humor, sendo que ora a pessoa fica eufórica (episódios de mania) ora deprimida, intercalando com períodos de normalidade. Apesar de transtorno bipolar do humor nem sempre ser facilmente identificado, existem evidências de que fatores genéticos possam influenciar o aparecimento da doença.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A DIVERSIDADE




SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINARMENTE PARA A                
                                                           DIVERSIDADE

Tenho um aluno no turno matutino com Síndrome de Down ( Léo) 9º ano, cujo aluno está em processo de alfabetização. E no vespertino, tenho a aluna (E.C.M) que tem Déficit Intelectual e está também se alfabetizando. Tracei e executei esse Planejamento com a participação de ambos, bem como dos colegas de suas respectivas classes.

1º Passo: A Professora de Arte, Fátima Rocha, pediu-me que confeccionássemos uma Bandeira Nacional para contextualizar os assuntos sobre a “Copa”em sala de aula, com dobraduras; apresentei a minha idéia e foi aceita.

2º Passo: Elaborei o seguinte planejamento e executei-o com os alunos e alguns professores.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

# OBJETIVOS:

·        Utilizar estratégias de recortes em papéis coloridos com as cores da Bandeira do Brasil, dividindo-os em quatro tamanhos diferentes para a abordagem de sequência numérica e medidas de comprimento;
·        Selecionar esses recortes por cores em seus respectivos tamanhos e acondicioná-los em quatro caixas observando a percepção dos alunos;
·        Reconhecer as formas geométricas contidas na Bandeira Nacional: Retângulo, losango, triângulo, círculo (esfera) e linhas paralelas curvas e abertas;
·        Identificar as letras que iniciam cada forma geométrica (nome);
·        Explorar o significado de cada cor da Bandeira, a degradação ambiental e suas conseqüências ao planeta Terra.

# CONTEÚDOS

·        Dobraduras, recorte, colagem e cores (Arte)
·        Formas geométricas, sequência numérica e medidas de comprimento- cm, maior, menor...(Matemática)
·        Revisão da letra L / l de Léo / losango; R / r de Rui / retângulo – Introdução das letras Q / q  de quadrado e C / c de círculo ( L. Portuguesa )
·        Significado das cores que compõem a nossa bandeira (Geografia)
·        Queimadas, poluição, desmatamento e as sérias conseqüências dessa degradação ambiental pelas ações do próprio homem (Ciências).
·        Exploração do ouro pelos portugueses ( História)

# ANOS

6º e 9º ( em processo de alfabetização)

# TEMPO ESTIMADO

4 dias ( 20 aulas)

# MATERIAIS  NECESSÁRIOS

·        Uma placa de madeirite de aproximadamente 2 m X 1,30;
·        TNT de cor neutra para forração;
·        Aproximadamente 40 folhas de papel Carmem;
·        6 tubos peq. de cola  branca e para isopor;
·        Tesouras e papel sulfit branco.

#  DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa:
_Organizar um círculo com a classe e como motivação, conversar um pouquinho sobre as expectativas do Brasil na Copa – 2010. Em seguida,
Perguntá-los:
_ Que tal confeccionarmos uma linda Bandeira para a comemoração da vitória do BRASIL? Aguardar respostas e fazer um levantamento prévio do que é a Bandeira para eles, o que eles sentem quando vê a nossa Bandeira sendo conduzida a campo antes de cada jogo da seleção...etc...Provocá-los a fazerem perguntas também.
_ Combinar de trazerem os papéis no próximo dia de aula.
 
            2ª Etapa:
            _ Dividir a turma em grupos, em que cada grupo possa participar da    
            confecção da Bandeira de acordo com as possibilidades de organização;
            _ Propor o recorte dos quadrados para a faixa branca de 6 cm x 6 cm;
            _ recortar os quadrados azuis na medida de 8cm x 8cm, os amarelos em      
            10cm x 10cm e os verdes de 12cm x 12cm. Pedir que os alunos identifiquem
            que sequência numérica foi utilizada (crescente ou decrescente?); conduzi-
            los à conclusão de que essa ordem crescente ocorreu  na proporção de 2 em 2
            cm.

            3ª Etapa:
            _ Dobrar cada quadrado em triângulo (três vezes cada um) e recortar em  
            formato de flor. Levá-los a observar que o quadrado na diagonal forma o
            losango e que ele dobrado ao meio se transforma num triângulo. Explorar
            bem essas formas geométricas, ângulos, etc.(trabalho coletivo);
            _ Associar os nomes das figuras geométricas às letras que as iniciam
            (trabalho com os alunos especiais);
            _ Montar a flor e colar o centro de cada flor (coletivo);
           

            4ª Etapa ( Produto Final)
            _ Colar as flores na placa, cada grupo montará uma parte;
            _ Após o trabalho concluído, apreciar a beleza da arte e explorar o
            significado das cores, o que poderíamos mudar na elaboração de uma nova
           ‘Bandeira’ tomando por base a degradação ambiental que o homem vem
            provocando no Planeta Terra, desde a época dos colonizadores do Brasil até
            a atualidade, etc.; (Participação da classe toda)
            As possíveis idéias serão registradas e no segundo semestre daremos
            sequência colocando em prática essas idéias, como por exemplo a confecção
           de uma nova ‘Bandeira’ com as ‘seqüelas’ da degradação ambiental;
           trabalhar a letra do Hino da nossa Bandeira bem como o Hino Nacional de  
           forma interdisciplinar também.
Obs.: 1- Esse próximo planejamento,deveria ser executado na sequência deste, no entanto, devido às férias que já estão chegando, será executado a partir de agosto

# AVALIAÇÃO

Observar a participação de todos os alunos, mas principalmente dos alunos especiais, na construção de cada peça, de cada atividade, de cada pergunta, de cada colocação dos colegas, da professora e analisar o senso de percepção, associação, coordenação, raciocínio lógico, desenvolvimento da oralidade e preencher um relatório com todas as observações possíveis. Anexar o referido relatório na pasta do aluno e ficar com uma cópia no caderno de planejamento como instrumento avaliativo e subsídio para  divulgar num sábado coletivo e/ou no Conselho de classe para que todos os professores tomem conhecimento do avanço e das dificuldades desses alunos.

Obs.: 2- Com esse trabalho percebi o quanto os alunos se envolveram. Tivemos a participação das professoras de Arte, a Profª Fátima que teve a idéia da confecção da Bandeira e a Profª Ineuza, cuja pessoa até sugeriu que divulgasse este, na Revista Nova Escola; da professora Alcione  (Geografia) e a visita de vários outros, inclusive do professor de Matemática que percebendo a necessidade da finalização do trabalho num período estipulado e ainda faltava muito para concluir, liberou mais alunos da última aula dele, que era apenas revisão de avaliação, ainda compareceu e elogiou o trabalho.
           

Por: Elisete Aparecida Clemente Feliciano
Formação: Graduada em Pedagogia
Especialização: Psicopedagogia clínica e Institucional
Local de Atuação: Colégio Estadual Costa e Silva.
Função:Professora de Apoio de 6º (Déficit Intelectual) e 9º ano(Síndrome de Down)