sábado, 1 de janeiro de 2011

DEFICIÊNCIA VISUAL


O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ ou cirúrgico e uso de óculos convencionais.
A diminuição da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda (que compõem o grupo de visão subnormal ou baixa visão) e ausência total da resposta visual (cegueira).
Segundo a OMS (Bangkok, 1992), o indivíduo com baixa visão ou visão subnormal é aquele que apresenta diminuição das suas respostas visuais, mesmo após tratamento e/ ou correção óptica convencional, e uma acuidade visual menor que 6/ 18 à percepção de luz, ou um campo visual menor que 10 graus do seu ponto de fixação, mas que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ ou execução de uma tarefa.
Os estudos desenvolvidos por BARRAGA (1976), distinguem 3 tipos de deficiência visual:
CEGOS: têm somente a percepção da luz ou que não têm nenhuma visão e precisam aprender através do método Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão.
Portadores de VISÃO PARCIAL: têm limitações da visão à distância, mas são capazes de ver objetos e materiais quando estão a poucos centímetros ou no máximo a meio metro de distância.
Portadores de VISÃO REDUZIDA: são considerados com visão indivíduos que podem ter seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilização de lentes.


Causas
As principais causas da cegueira e das outras deficiências visuais têm se relacionado a amplas categorias:
·       Doenças infecciosas;
·       Acidentes;
·       Ferimentos;
·       Envenenamentos;
·       Tumores;
·       Doenças gerais e influências pré-natais e hereditariedade.


Bibliografia
         MASINI, E. F. S. – O Perceber e o Relacionar-se com o Deficiente Visual. Brasília: Corde, 1994.
         ISAAC, M. J. P. (tradutora) As Deficiências Visuais – Deficiências e Adaptações, Ed. Manole, SP, 1989.

DÊ ATENÇÃO À QUEM NECESSITA DE ATENÇÃO!!!
Tive um aluno na EJA que era totalmente deficiente visual. Era um exemplo de aluno. OSMANDO levava todos os dias para a sala de aula, um gravador e gravava todas as aulas para recapitular em casa.
Quem dera os ditos alunos 'normais' tivessem essa mesma dedicação e engajamento.

Por: Elisete Apa. C. Feliciano - Professora de Apoio do Col. Est. Costa e Silva.

2 comentários:

  1. Que pena Osmando não ter tido a oportunidade de ter professores que soubessem BRAILLE e SOROBÃ para melhor orientá-lo! Com certeza seu aproveitamento seria excepcional. Uma vez que era um aluno tão aplicado e criterioso!!!

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  2. Olá querida, que bom navegar pelas páginas de seu blog, adorei este primeiro assunto abordado.
    Estou te seguindo e seja tbm minha seguidora no meu blog:http://cantinhochique-debora.blogspot.com/

    Abraços, Débora Camargo.

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